História do Rose



No dia dez de Julho de mil novecentos e oitenta e nove a terra do povoado Rose foi ocupada. Depois de várias reuniões de planejamentos e estratégias, algumas famílias oriundas das cidades de Conceição do Coité, Retirolândia, São Domingos e Valente, apoiadas pelos sindicatos dos trabalhadores rurais de Retirolândia, valente e são domingos juntos com a igreja católica de conceição do coité e a APAEB - Valente decidiram ocupar a fazenda lagoa do boi no município de Santa Luz. Os acampados moraram em barracos de lonas plásticas a mais de dois anos, até conseguirem o primeiro crédito para a construção de suas casas.
O Projeto de Assentamento Lagoa do Boi (Comunidade Rose) fica situado a 06 km da cidade de Santa Luz. Conta com uma área de 1.360 hectares. Foi fundado em 10/07/1989. Alguns meses depois, ou seja, em dez de Dezembro de mil novecentos e noventa, criamos a APACOR = Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade Rose. O assentamento conta com 78 poceiros.
Antes de fundarmos a APACOR, a área era organizada pelos 33, que eram um grupo de trinta e três homens e mulheres que coordenavam os trabalhos no acampamento.
O PA de Rose traz em si uma história de organização dos movimentos sociais e de articulação de ações visando á implantação de um processo de desenvolvimento do meio rural, com foco na Agricultura Familiar.